domingo, 20 de maio de 2012

Anêmona pires ( Stichodactyla mertensii )

Vamos começar pela origem do seu nome, Pires. Essa denominação se dá devido ao seu formato, que se assemelha a um pires. São conhecidas como flores do mar, mas quando se escuta falar em anêmonas, pensamos logo no peixe-palhaço ( Amphiprion ocellaris ), ou melhor peixe das anêmonas, ou ainda 'Nemo', por conta do filme 'Procurando Nemo', em que a anêmona e tratada com a 'casa' desse peixe. Porém, além de abrigo, é ameaça para alguns, pois se alimentam de moluscos, larvas, medusas, crustáceos, e até mesmo peixes e estrelas-do-mar. Podem ter tentáculos ou não. Sua reprodução pode ser sexuada ou assexuada. Pertencem ao filo Cnidária. E podem ser criados em aquários, desde que se tenha água em boas condições e com temperatura não muito elevada.



 Anêmona pires com algas zooxantelas em simbiose

  
Fotos e texto : Pedro Saldanha

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Salema ( Anisotremus taeniatus )

É caracterizado pelas suas listras, de 6 a 8, alternando entre um azul claro fluorescente e um amarelo, além de duas listras pretas passando pela cabeça. Possui um corpo alto e achatado, pode ser encontrado em todo o litoral brasileiro, em profundidades entre 2 e 20 metros com fundos rochosos ou com recifes. Sendo encontrado andando em pequenos cardumes ou de forma solitária, mas na época de reprodução podem formar grandes agregações. A média de tamanho varia entre 20 a 30 cm, mas já foram encontrados com até 40cm. Emite uns sons na medida em que varia o volume de ar dentro de sua bexiga natatória ( orgão que garante sua flutuabilidade ) e ao ranger o dentes. Se alimentam de  crustáceos, moluscos e outros invertebrados e, quando jovem se alimentam de parasitas de peixes maiores.


Foto e texto: Pedro Saldanha

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Falso voador ( Dactylopterus volitans )

Também conhecido como coió, peixe cabra, essa criatura é bem exótica. Possui duas barbatanas que abre quando se sente ameaçado, para parecer maior do que realmente é, e assim espantar os possíveis predadores. Mas é muito famoso com seu outro nome, falso voador. O nome 'falso' porque existe uma outra espécie que salta para fora da água e abre barbatanas muito parecidas, que o faz planar por curtas distâncias. Ao contrário do peixe voador, os falsos voadores têm sua aerodinâmica fisicamente contraditória ao voo. Possui uma cabeça proporcionalmente grande e pesada, envolvida por uma carapaça. Se alimentam de crustáceos e moluscos. Possui falsos artelhos ( tipo de patas ) para repousar ou mesmo se locomover no fundo do mar.

Falso voador no Farol da Barra.



Foto e vídeo : Moisés Araújo
Texto : Pedro Saldanha

terça-feira, 20 de março de 2012

Caranguejo aranha (Stenorhychus seticornis)

Arrow crab, caranguejo de seta, são algumas das denominações dessa criatura amarronzada com garras roxas. Têm um corpo triângular, com uma cabeça bem pequena colada no seu tórax e, pés articulados longos. São excelentes limpadores, assim como o camarão palhaço, mas deve-se tomar aluns cuidados caso queira tê-lo em um áquario, tais como : colocar peixes rápidos e espertos, pois eles costumam se alimentar de peixes com hábitos lentos, além de comerem também matéria morta e ração pra peixe.


Foto e texto: Pedro Saldanha

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cirurgiões baianos (Acanthurus bahianus)

Parente muito próximo da conhecida 'Dori', do 'Procurando Nemo', esses peixes são um barato. Geralmente sua coloração é azulada, e sua nadadeira caudal são moderadamente emarginada. Possui dois espinhos na cauda, que provocam cortes dolorosos em seus predadores, como bisturis, por isso o nome. Geralmente vivem em grupos, e comem algas presentes nos corais. Aqui são muito encontrados, do norte ao sudeste brasileiro.


Foto e texto: Pedro Saldanha

segunda-feira, 12 de março de 2012

Camarão-palhaço ( Stenopus hispidus )

É uma espécie muito comum em nosso litoral e, geralmente são encontrados em casal. Se reproduzem facilmente, mesmo em cativeiro. Com suas largas faixas de cores branco e vermelho por todo o corpo e, suas seis longas antenas, despertam a atenção dos leigos, mas para os aquaristas marinhos esse crustáceo tem a função de limpador, comendo resto de comida que porventura não são aproveitados, e caem no fundo do aquário. Seu esqueleto não cresce, por isso de tempos em tempos, eles precisam abandoná-lo pra formar outro. Nesta fase os crustáceos necessitam de abrigos seguros, mesmo em aquários, para se protegerem enquanto a sua nova carapaça é 'fabricada'. 


Foto e texto: Pedro Saldanha

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Bailarina espanhola ( Nudibrânquio )

Dentre todas as coisas que já vi, essa é uma das que mais me chamou atenção. Se deixarmos de lado seu aspecto exótico, e pararmos para notar as cores e o movimento, passaremos a apreciar essa linda criatura. Como o outro nome já diz nada como se fosse uma dança. Seu nome surge das suas brânquias que ficam expostas e descobertas, com graus de desenvolvimento que variam de acordo com a espécie. Geralmente se alimentam de anêmonas. O mais interessante é que como ele na maioria das vezes eles são lentos e têm dificuldade de locomoção, soltam um ácido sulfúrico escuro, para se proteger dos predadores, parecido com aquela secreção do polvos.

Nudibrânquio em Itapuã


Vídeo : Moisés Araújo
Texto e foto : Pedro Saldanha

Salvador, 26 de fevereiro de 2012, Praia de Itapuan.


Esse foi um dos melhores dias de mergulho até agora. Foi bem tranquilo, mas cansativo. Fui acompanhado de meu tio e companheiro Moisés, que é professor de biologia. Foi uma experiência diferente de qualquer outra que tive, pois não foi em nenhum naufrágio e muito menos em cima de corais.
Afastado cerca de 500 metros da costa e com uma profundidade que variava entre 4 e 6 metros, vi diversas criaturas, moreias, nudibrânquios, corais, algas, crustáceos e peixes diversos etc. Pretendíamos sair de Itapuan e chegar em Placaford, mas devido a correnteza muito forte, aliada a grande distância que teríamos que percorrer, não chegamos ao destino. Todavia, foi muito bom, fiquei perplexo em ver tanta coisa bonita, entre elas muitas que nunca tinha visto cara a cara. De tudo que presenciei, a coisa que mais prendeu minha atenção foi o Paru ( Pomacanthus paru ). É um peixe de cores com tons fortes de preto, amarelo e azul florescente, e uma natação bamboleante que mais parece estar dançando. Além disto outros peixes em grande quantidade tais como, Jaguariças, Barrigudinhos e muita, mais muita Pititinga.  

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Paru ( Pomacantus paru )

Com suas cores fortes, geralmente apresenta 5 listras amarelas quando jovem e, escamas debruadas de amarelo quando adulto, além das nadadeiras peitorais azuis fluorescentes. São muito territorialistas e lutam até a morte para se manter na sua 'casa', dificilmente aceitando outro peixe da mesma família. Se alimentam de corais, esponjas, anêmonas etc. Não é tão encontrado mais quanto antigamente, devido a caça para exportação, por ser um peixe bastante desejado para se ter em um aquário. 

Paru no Farol da Barra.


Vídeo e foto : Moisés Araújo
Texto: Pedro Saldanha

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Água-viva

Também chamada de medusa, a água-viva é uma das criaturas mais fascinantes que já tive oportunidade ver. Em um de meus mergulhos, tive a grande sorte de encontrar uma delas cara-a-cara. Com seus quase 10 cm de comprimento e com seu  movimento bamboleante, deixa qualquer um perplexo. Porém o que tem de linda, tem de perigosa. Se um desses tentáculos tocar a pele humana causa uma ardência terrível e, em pessoas sensíveis ou alérgicas pode causar efeitos colaterais, tais como: náuseas, vômitos, dificuldade de respirar. 


Texto: Pedro Saldanha
Foto: Moisés Araújo

Desalagando a máscara (muito útil para mergulhos aparelhados).


Vídeo: Pedro Saldanha

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Cação-viola ( Rhinobatos percelles )

É um peixe cartilaginoso e muito se assemelha a um tubarão de pequeno porte. Seu nome se dá devido ao seu formato, além de outros, guitarra, raia-viola etc. Tem seu hábito noturno e um temperamento bem tranquilo, deixando até que mergulhadores o toquem. Infelizmente está ameaçado de extinção, por causa das redes de arrasto de camarão que, acidentalmente o capturam, tanto que sua caça está proibida pelo IBAMA. Sua cor varia do marrom ao bege, com algumas pintas brancas, para obter um melhor mimetismo. Tem sua cor de acordo com a areia do local, já que ele passa grande parte do dia enterrado.

Texto: Pedro Saldanha
Foto: Moisés Araújo

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mutuca de areia ( Mirictis )

É uma serpente marinha da costa brasileira, muito confundida com a moreia, mas não oferece perigo algum a ninguém. Praticamente cega, também não tem dentes e geralmente se alimenta de restos de outros animais e algas. Tem o hábito muito interessante de se enterrar na areia para dormir e se proteger, por isso o nome. Pode ser encontrada em vários tons de verde, marrom e amarelo e chegar até pouco mais de 1 metro. 


Texto: Pedro Saldanha
Foto: Moisés Araújo

Lixo retirado no porto da barra

   Estamos no carnaval... a melhor festa do mundo, ainda mais se for o carnaval de Salvador. Nesse período a quantidade de lixo aumenta significadamente e, muitas vezes esse lixo é jogado em lugar inapropriado. Geralmente acaba caindo no mar.
Os resíduos jogados, comprometem a vida marinha e passa uma má impressão ao estrangeiro. Vamos cuidar do que é nosso, jogue limpo com nossas praias nesse carnaval.


Texto e foto: Pedro Saldanha


Peixe-anjo-rainha ( Holacanthus ciliaris )

Um dos peixes mais lindos que tive a oportunidade de conhecer. É muito territorialista e geralmente são agressivos com outros peixes-anjos. Pode atingir até 25cm de comprimento e, é bastante visto no naufrágio 'Cavo Artemidi', que fica na entrada da Baía de Todos os Santos. Extremamente lindo, manso e curioso; adora exibir-se com suas cores vibrantes e fluorescentes. Por este motivo, vem sendo vítima de interesses comerciais, sendo vendidos cada vez mais dentro e fora do Brasil, entrando para a lista dos animais em extinção. Sendo assim, proibida pelo IBAMA a comercialização, criação e caça do mesmo.

Holacanthus ciliaris em naufrágio Cavo Artemidii


Texto: Pedro A. Saldanha
Vídeo e foto : Moisés Araújo

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Moreia pintada ( Muraena helena )

Ao contrário do que todo mundo pensa, a moreia não é uma cobra, nem mesmo uma serpente, e sim um peixe ósseo. Existem muitas histórias a respeito dessa criatura, lendas indígenas, que deram a ela um outro nome, 'caramuru'. É um peixe carnívoro e, pode chegar até os quatro metros de comprimento. Geralmente elas vivem sozinhas e, têm um hábito noturno. Esta, que você verá no vídeo, é a moreia pintada uma das mais lindas criaturas que eu já presenciei. Mas é bom manter uma certa distancia, pois ela pode causar ferimentos graves caso se sinta incomodada, ou seja, melhor ficar na foto ou no vídeo mesmo.



Vídeo: Moisés Araújo
Texto: Pedro Saldanha

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Mapa com todos o pontos de mergulho e naufrágios

                                       

Já visitei até agora o 'Reliance', 'Bretagne e Germania' e o 'Blackadder'.
O 'Reliance' fica na praia do Cristo, na barra. Foi afundado junto ao Morro do Cristo, no canto da Praia de Barlavento a uma profundidade máxima de 9 metros. O navio parece estar partido logo a frente das máquinas, não existindo registros da meia nau e proa. Partes dos cavernames são vistos junto do costão do Morro do Cristo seguindo paralelamente à praia a profundidade de cerca de 5 metros. 
O 'Bretagne e Germania' têm os destroços misturados no fundo, com algumas partes ainda definidas. Localizado próximo ao Farol da Barra, está a 8 metros de profundidade. Cardumes de quatinga, barbeiros, barrigudinhos e olhetes são freqüentes no local. Lagostas, caranguejos e moluscos proporcionam um belo visual, principalmente à noite. Local muito recomendado para mergulhadores iniciantes.
O 'Blackadder' encontra-se a apenas 100m da praia de Boa Viagem. Esse carvoeiro norueguês (a vela) do início do século XX, de aço e com 70m de comprimento, está numa profundidade que varia entre 8 e 12m. Excelente para mergulhadores iniciantes e mergulhos noturnos. Excelente para caça, por ter um visual cavernoso.
Devido a sua água meio turva e cheia de partículas em suspensão, não é muito adequado para fotos.
Vale a pena visitar.


Fonte: http://www.bahiascuba.com.br/

Seja bem vindo

                                                         Praia do Cristo, Barra ( Slavador-Ba )



Este é um blog com posts dedicados ao meu maior hobby, o mergulho. Atividade que causa receio em uns, curiosidade em outros e em muitos se torna um caso de amor.
Aqui, você vai poder acompanhar todas as fotos e vídeos feitos em meus mergulhos, em diversos pontos interessantes das praias de Salvador-Ba.
Além de matérias, estudos e curiosidades das maravilhas do mundo submerso,um pouco dos meus relatos pessoais e de outros mergulhadores, criaturas das mais diversas formas, com uma perspectiva única. Coloque sua máscara, seu snorkel, calce sua nadadeira e mergulhe de cabeça nessa nossa aventura.
Participem, mergulhadores que quiserem compartilhar suas experiências serão bem-vindos!