terça-feira, 20 de março de 2012

Caranguejo aranha (Stenorhychus seticornis)

Arrow crab, caranguejo de seta, são algumas das denominações dessa criatura amarronzada com garras roxas. Têm um corpo triângular, com uma cabeça bem pequena colada no seu tórax e, pés articulados longos. São excelentes limpadores, assim como o camarão palhaço, mas deve-se tomar aluns cuidados caso queira tê-lo em um áquario, tais como : colocar peixes rápidos e espertos, pois eles costumam se alimentar de peixes com hábitos lentos, além de comerem também matéria morta e ração pra peixe.


Foto e texto: Pedro Saldanha

quarta-feira, 14 de março de 2012

Cirurgiões baianos (Acanthurus bahianus)

Parente muito próximo da conhecida 'Dori', do 'Procurando Nemo', esses peixes são um barato. Geralmente sua coloração é azulada, e sua nadadeira caudal são moderadamente emarginada. Possui dois espinhos na cauda, que provocam cortes dolorosos em seus predadores, como bisturis, por isso o nome. Geralmente vivem em grupos, e comem algas presentes nos corais. Aqui são muito encontrados, do norte ao sudeste brasileiro.


Foto e texto: Pedro Saldanha

segunda-feira, 12 de março de 2012

Camarão-palhaço ( Stenopus hispidus )

É uma espécie muito comum em nosso litoral e, geralmente são encontrados em casal. Se reproduzem facilmente, mesmo em cativeiro. Com suas largas faixas de cores branco e vermelho por todo o corpo e, suas seis longas antenas, despertam a atenção dos leigos, mas para os aquaristas marinhos esse crustáceo tem a função de limpador, comendo resto de comida que porventura não são aproveitados, e caem no fundo do aquário. Seu esqueleto não cresce, por isso de tempos em tempos, eles precisam abandoná-lo pra formar outro. Nesta fase os crustáceos necessitam de abrigos seguros, mesmo em aquários, para se protegerem enquanto a sua nova carapaça é 'fabricada'. 


Foto e texto: Pedro Saldanha